Operação Oceano: o mar que promove o turismo sofre com a degradação
Série relata os problemas que afetam direta e indiretamente a população
A hospitalidade de um povo e a beleza do mar atraem milhares de turistas todos os anos para Alagoas. São pessoas que chegam, se apaixonam e muitas não querem ir embora. Paraísos que levam o nome do estado para o mundo inteiro.
O oceano é a mola propulsora que tem gerado o desenvolvimento no Estado, sendo hoje uma de suas principais “indústrias”. Mas essa economia é gerada por um cenário cheio de contrastes. No caminho do progresso estão problemas ameaçadores como a poluição ambiental, que destrói a vida marinha; e a falta de saneamento básico na cidade, que cria as “línguas sujas”, que mancham nossos cartões postais.
Nesta primeira reportagem da série “Operação Oceano”, produzida pelo Pajuçara Social, da TV Pajuçara, o repórter Ivan Lemos mostrou como o oceano – que presenteou Maceió com lugares deslumbrantes como as piscinas naturais da Pajuçara -, fomenta o turismo e, consequentemente, a economia. Jangadeiros e comerciantes vivem do mar, tirando sustento da família, e dedicando suas vidas às águas do atlântico. A série tem imagens de Vasni Soares, produção de Adriana Leite e edição de imagens é de Luciano Aureliano.
Os oceanos também são um grande termômetro da meteorologia. A temperatura do atlântico indica como será o clima da região. Se teremos seca ou uma quadra chuvosa intensa.
Maresia e espuma: ao contrário do que se pensa, são benéficas
A natureza e sua perfeição. Ao contrário do que pensamos, aquela espuma que muitas vezes paira sobre o mar, assim como a maresia, são mais benefícios produzidos pelos oceanos.
A maresia – névoa úmida originada no mar, atinge a costa, provocando sobretudo estragos ao oxidar equipamentos domésticos. Mas segundo estudos, ela é benéfica para os pulmões.
O oceanógrafo Gabriel Le Campion, que estuda os oceanos há mais de 45 anos, diz que a espuma, que muitas vezes o turista questiona, também é benéfica, nesse caso, para o próprio ecossistema.
“Ela vem dos corais, quando a maré muda pelo efeito das ondas, e tem a ver com o muco protetor que esses microorganismos produzem. Assim como outras formas, elas são benéficas para esse ecossistema”, explica o oceanógrafo.
Assista ao primeiro episódio na íntegra: