“Me sinto guardiã dele”, desabafa mulher sobre luta de Shaolin pela vida

Um artista de riso fácil, Shaolin nasceu com o dom de provocar gargalhadas. Parece que alegrar a vida das pessoas sempre foi a missão do paraibano Francisco Jozenilton Veloso. Após quatro anos do terrível acidente que interrompeu a carreira do humorista, Gugu foi à sua casa para saber como está a vida da família. Nascido em 8 de maio de 1961, em Coremas, no interior da Paraíba, Shaolin era de família muito humilde. Chegou até a passar fome. O menino pobre queria ser famoso para ajudar a família a superar as dificuldades da vida. Sempre irreverente, Shaolin sempre mostrou muita felicidade ao exibir sua arte e o público amava suas tiradas engraçadas. Antes de entrar para a televisão, o humorista era radialista e fazia desenhos de humor para jornais. Contratado pela Rede Record, Shaolin virou símbolo de diversão para toda a família brasileira. Quando entrava no palco, roubava a cena. Era impressionante suas imitações! O humorista que pouco imitava mulheres, fez muito sucesso quando criou uma caricatura da consultora de recursos humanos Isabella Arias, do programa O Aprendiz. Mesmo sendo um sucesso, ele não queria imitar mulheres. Foi por insistência do programa de Tom Cavalcante que o humorista emplacou a imitação de Xoelma, uma versão da cantora Joelma do Calypso. Além de trabalhar na TV, o humorista fazia cerca de 20 shows por mês. Com o sonhado prestigio profissional, Shaolin conseguiu melhorar a situação financeira de sua família. Porém, quis o destino que a carreira fosse interrompida num acidente enquanto voltava para casa, em Campina Grande, na Paraíba. Passados quatro anos, será que ele apresentou alguma evolução? O que dizem os médicos? Depois de tudo que aconteceu, Shaolin se comunica apenas com os olhos. Para isso, ele conta com a ajuda de uma máquina para auxiliar na comunicação.

Na casa do humorista, Gugu conversou com exclusividade com a mulher do humorista, Laudiceia Veloso, para saber como está a vida da família. ugu: Acabei de receber a notícia que o Shaolin se nega a utilizar a máquina para se comunicar. Ficou chateada?

Laudiceia Veloso: Chateada, não. Ele desenvolveu outras formas de comunicação. O Shaolin é uma pessoa elétrica. Ele fica muito ansioso e acaba não tendo êxito. Então, descartou.

Gugu: Você consegue se comunicar bem com ele?

Laudiceia: Sim, porque a gente convive há muitos anos. Nós conhecemos pelo olhar o que ele quer dizer. Quando não quer alguma coisa, ele fecha os olhos. Quando quer, por exemplo, que mude o canal, ele tosse.  Então, nós temos uma forma de comunicação que todos de casa conhecem.

Gugu: É verdade que seus filhos pedem autorização a ele para sair?

Laudiceia: Sim, ele continua sendo o dono da casa. Os meninos sempre dizem: “pai, eu posso sair” e esperam uma reação dele. Ele olha no relógio quando eles chegam em casa.

Gugu: Quem já veio visitar ele?

Laudiceia: A Joelma [do Calypso] veio visitar. Ele ficou muito feliz porque ela veio caracterizada. Foi antes de um show dela aqui. O Leonardo veio e foi uma grande alegria pra gente

Gugu: O Leonardo sempre foi muito ligado ao Shaolin?
Laudiceia: Sempre. É uma ligação muito bonita entre eles. É de irmão mesmo!

Quatro anos depois do acidente, Shaolin continua a fazer parte do elenco da Rede Record. “Nós continuamos com contrato com a Record, que está sendo extremamente gentil. Muito carinhosa com Shaolin e está mantendo, sem obrigação nenhuma, o contrato dele. Isso é de extrema importante porque estou mantendo o tratamento dele”, declarou Laudiceia.

Gugu: Eu percebo que vocês têm uma família unida. Hoje, o anjo da guarda é você!

Laudiceia: Eu me sinto guardiã dele. Ele confia muito em mim e sabe que vou defendê-lo porque merece. Shaolin é um ser humano iluminado e veio para trazer alegrias as pessoas.


Faça seu comentário

(pajuçara.com não é responsável pelos comentários deixados no site.)

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>