5º Dia da Expedição Alagoas – Olivença, em processo de desertificação

Nesta sexta, 01 de Agosto, a Expedição Alagoas visitou a cidade de Olivença

 

Olivença

Em processo de desertificação

Uma pesquisa elaborada pelo Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) constatou que 62% dos municípios alagoanos passam por processo de desertificação. Em algumas áreas identificadas pelos pesquisadores, localizadas no Sertão, o processo já e irreversível.

Essa situação pode ser encontrada em uma região de limites entre Santana do Ipanema, Olho d’Água das Flores e Olivença, onde, com ou sem chuva, o solo permanece do mesmo jeito, sem resposta da vegetação.

Nessa viagem quem nos acompanhou foi o pesquisador Anselmo Santos, integrante do Lapis, de acordo com ele no monitoramento por satélite fica evidente que as áreas onde o solo e a vegetação não respondem mais às chuvas estão mais extensas.

“Se sem água já é ruim para o sertanejo, que sobrevive da agricultura de subsistência, imagina vivendo em um lugar que além de seco é tem um solo infértil”, disse o pesquisador.

Anselmo aponta que a degradação vem do desmatamento indiscriminado para abrir espaço para agricultura e pecuária, além da retirada de lenha. Com isso fica evidente que o processo de degradação ambiental é grave e continua aumentando.

O pesquisador, Anselmo, aproveita para lembrar que se nenhuma medida efetiva for tomada, as pessoas dos municípios atingidos pela desertificação vão migrar para grandes centros, gerando outros problemas sociais.

Anselmo: “- É complicado pensar em uma solução para um problema tão complexo, mas, a criação de subestações nas proximidades do Canal do Sertão poderia tratar e distribuir a água para resolver ao menos o problema da falta de água potável para o povo sertanejo”, disse.

O agricultor Erlam Pereira, 22 resume sua opinião sobre a desertificação na região:

“A cada ano que passa desmatam mais ainda. A mata virgem que tinha antes não existe mais Eu acho que no futuro isso aqui vai virar é um deserto mesmo”.

Confira a reportagem através do link: http://tnh1.ne10.uol.com.br/noticia/expedicao-alagoas/2014/08/02/305560/expedicao-alagoas-equipe-ja-percorreu-750-km-revelando-historias.

Não deixe de acompanhar a Expedição Alagoas, e conheça um pouco mais do estado alagoano, que irá ao ar em todos nossos telejornais, durante toda a semana de segunda a sexta. Conheça os horários:

Jornal Pajuçara Manhã, a partir das 07h00.

Fique Alerta, 12h00.

Cidade Alerta Alagoas, às 19h30.

Jornal Pajuçara Noite, a partir das 20h05.

 


Faça seu comentário

(pajuçara.com não é responsável pelos comentários deixados no site.)

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>