29 de maio de 2024

Como fica Maceió? Episódio 06

Obras de mobilidade fazem parte dos acordos firmados pela Braskem

Com a desocupação dos bairros atingidos pela instabilidade do solo, moradores se mudaram para outras regiões, aumentando o fluxo de veículos em vias importantes da capital alagoana.

A mobilidade urbana, um tema que preocupa todas as grandes cidades do país, ganhou uma atenção especial entre os compromissos da Braskem com o poder público.

Nesta reportagem da série “Como Fica Maceió”, você vai conferir as obras de mobilidade que já foram concluídas ou estão em andamento, fruto do acordo firmado em 2020 pela Braskem com os Ministérios Públicos Federal e Estadual, com adesão do Município.

Vista aérea do fluxo de veículos em Maceió - Vasni Soares/TV Pajuçara

Vista aérea do fluxo de veículos em Maceió – Vasni Soares/TV Pajuçara

AÇÕES EM 33 KM DE VIAS

Com investimento de R$ 360 milhões – valor corrigido anualmente –, o pacote de obras de mobilidade urbana reúne 11 intervenções em mais de 33 quilômetros de ruas e avenidas na cidade, entre obras de implantação, ampliação e recuperação. O “pacote de mobilidade” inclui ainda 11,5 quilômetros de ciclovias e 25,3 quilômetros de calçadas acessíveis.

“A Braskem contratou empresas especializadas para fazer o planejamento e os projetos, custeando essas empresas e coordenando, em conjunto com os órgãos responsáveis do Município, a implantação dessas obras”, explica André Araújo, Gerente de Mobilidade Urbana da Braskem. A reportagem visitou os principais canteiros de obra.

Obras de aprimoramento do fluxo de veículos seguem em andamento em Maceió - Foto: TNH1

Obras de aprimoramento da mobilidade urbana seguem em andamento em Maceió – Foto: TNH1

TABULEIRO DO MARTINS

Quem passa pela Avenida Durval de Goes Monteiro já percebe mudanças no trânsito. As obras de duplicação estão sendo feitas em duas fases.

A primeira compreende dois quilômetros entre a sede do Ibama até a entrada do Jardim Petrópolis e já deve ser entregue no início do mês de junho.

A segunda fase – com cerca de quatro quilômetros de extensão – vai da entrada do Jardim Petrópolis até o viaduto da Polícia Rodoviária Federal. No total, mais de seis quilômetros serão duplicados.

Av. Durval de Góes Monteiro: duplicação deve melhorar problema crônico do trânsito - Foto: Vasni Soares/TV Pajuçara

Av. Durval de Góes Monteiro: duplicação deve melhorar problema crônico do trânsito – Foto: Vasni Soares/TV Pajuçara

AVENIDA MENINO MARCELO

Outra grande obra de mobilidade incluída no acordo da Braskem com os órgãos e entidades públicas é a via que vai ligar as avenidas Durval de Goes Monteiro e Menino Marcelo, na parte alta de Maceió.

Com duas faixas em cada sentido e 2,3 quilômetros de extensão, a via está sendo projetada como um dos principais corredores de trânsito da cidade. A previsão de entrega é para o primeiro semestre de 2026.

A avenida será implantada entre o cruzamento da Galba Novaes de Castro, na Durval de Góes, e o cruzamento da Rua Audálio Lopes da Silva, na Menino Marcelo.

A nova via de ligação vai proporcionar uma integração entre os centros comerciais dos bairros da parte alta de Maceió, que é cada vez mais necessária com o crescimento da cidade. Contará com duas pontes, rotatória, canteiro central, ciclovias e calçadas acessíveis, além de iluminação.

A reportagem antecipa, na animação abaixo, como vai ficar a via:

OUTRAS OBRAS – O plano de mobilidade também contempla intervenções na Chã da Jaqueira, Chã de Bebedouro, Petrópolis, onde já foram concluídas 12 vias consideradas importantes na conexão entre a parte alta e o centro da cidade.

Duas das principais avenidas de Maceió, Menino Marcelo e Durval de Góes Monteiro seguem em obras - Foto: TNH1

Duas das principais avenidas de Maceió, Menino Marcelo e Durval de Góes Monteiro seguem em obras – Foto: TNH1

SEMAFORIZAÇÃO INTELIGENTE: MONITORAMETNO DO TRÂNSITO

O conjunto de ações de mobilidade urbana vai além das obras. Estão sendo implantadas soluções tecnológicas para dar mais fluidez e monitorar o tráfego nas avenidas Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima, principais corredores viários de Maceió.

“O pacote de mobilidade inclui duas ações específicas de tecnologia implantadas em conjunto com o DMTT. Um sistema de semaforização com inteligência artificial, que já está em funcionamento, e um sistema de videomonitoramento”, afirma André Araújo.

Centro de Controle Operacional da DMTT monitora trânsito da capital - Foto: DMTT

Centro de Controle Operacional da DMTT monitora trânsito da capital – Foto: DMTT

Já estão instalados 30 conjuntos de semáforos inteligentes entre o trecho da Praça do Centenário e o viaduto da PRF.

Esses equipamentos integrados a câmeras têm tecnologia de ponta para deixar o trânsito mais fluido e seguro para pedestres, motoristas e ciclistas.

Por meio de inteligência artificial, é possível verificar o volume de veículos em circulação e calcular, em tempo real, o intervalo adequado para cada semáforo.

Tudo é monitorado no Centro de Controle Operacional (CCO), onde agentes do Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT) acompanham e analisam essas informações e fazem ajustes, quando necessário.

ASSISTA À REPORTAGEM COMPLETA DA TV PAJUÇARA

Divulgada em multiplataforma, a série “Como fica Maceió?” com oito episódios também pode ser conferida no programa Fique Alerta, da TV Pajuçara. Mas se você não acompanhou, pode conferir aqui, na íntegra: Assista:

PRÓXIMO EPISÓDIO

No próximo episódio da série, você vai conferir como estão as obras do Projeto de Integração Urbana e Desenvolvimento da região dos Flexais. Entre essas obras, um equipamento público de grande importância para a população, que a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) dos Flexais.

   

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