Impressionante! Veja fotos da mumificação do faraó Seti

O ator Zé Carlos Machado recentemente se despediu das gravações da novela Os Dez Mandamentos. Seu personagem, o faraó Seti I, irá morrer na trama em meados do mês de junho. Como acontecia há milhares de anos atrás, o corpo do rei do Egito passava por um processo de mumificação para a conservação do cadáver que, para aquele povo, se tratava da encarnação de um deus.

Para a caracterização da mumificação do faraó Seti I, Zé Carlos Machado ficou cerca de quatro horas no processo de caracterização com o profissional Vavá Torres, um dois mais expressivos e detalhistas maquiadores brasileiros.

Há 45 anos no ofício, ele é o profissional responsável pela maquiagem, cabelos e penteados de época ou contemporâneos das novelas da Record.

—  A caracterização da mumificação durou quatro horas e eu utilizei materiais como látex e algodão neste trabalho.

Na história do antigo Egito, os egípcios acreditavam que a mumificação era uma forma de tentar vencer a morte e manter o corpo do faraó, que para eles se tratava da encarnação de um deus, existindo por muito mais tempo. As vísceras e o cérebro eram retirados pelo sacerdote e o interior do corpo do deus vivo passava por um processo de desidratação com sal e era preenchido com serragem e plantas secas.

Apesar da complexidade e demora no processo de caracterização do personagem, o ator Zé Carlos Machado ficou muito contente com o resultado final.

— Era muito tempo de caracterização, a maior parte das gravações precisava de um processo de envelhecimento, acompanhado do trabalho de maquiagem aliado ao figurino, o que foi de inestimável importância para a construção do personagem. Gravar a cena da mumificação do faraó em si foi tranquilo e divertido. O faraó já estava morto, e o maior prazer foi acompanhar o trabalho de maquiagem do talentoso Vavá Torres. Os egípcios eram profundos conhecedores de Medicina e do corpo humano-humano, e o trabalho de Vavá creio que deu a veracidade que a cena exigia.

 


Faça seu comentário

(pajuçara.com não é responsável pelos comentários deixados no site.)

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>