Coordenador de maquiagem explica ausência de pelos no corpo dos egípcios

Para retratar de forma mais realista a sociedade egípcia em Os Dez Mandamentos, parte do elenco do núcleo nobre precisou dar adeus aos cabelos compridos, além de retirar todos os pelos do corpo. O R7 conversou com o coordenador de cabelo e maquiagem da novela, Marcelo Ancillotti, que explicou o motivo dos costumes.

Na época, era comum homens e mulheres rasparem o cabelo. Mas, diferente do que algumas pessoas pensam, existia um motivo para tal decisão, conta Marcelo Ancillotti.

─ Os egípcios temiam piolhos e pragas. Este medo fazia com que eles abrissem mão dos fios e usassem perucas, retiradas apenas na hora do banho e sono.

Giuseppe Oristânio, que interpreta Paser, assim como Camila Rodrigues, já adotou o visual no início da novela.

O interessante é que muito dos cabelos cortados eram reutilizados nas perucas, usadas pelos próprios egípcios.

Segundo o coordenador de cabelo e maquiagem, eles também realizavam a famosa e “atual” depilação, sinal de higiene na época.

─ Os egípcios eram extremamente “maníacos” por limpeza e os pelos significavam sujeira, o oposto. Então, eles arrancavam tudo.

Marcelo conta, ainda, que os egípcios foram pioneiros na invenção do sabonete e outros produtos de higiene pessoal.

─ Estamos falando de um povo vaidoso. Eles deram origem aos cremes, hidratantes e tinha cuidados especiais para manter a pele em bom estado diante do clima em que viviam.


Faça seu comentário

(pajuçara.com não é responsável pelos comentários deixados no site.)

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>