Cabeleireira explica processo de criação das perucas

As equipes responsáveis pela caracterização do elenco de Os Dez Mandamentos têm trabalhado pesado para garantir um resultado acima do esperado nas telas. O público se depara com um show de figurino e maquiagem, mas não imagina como o processo é longo até a transformação total dos atores em personagens bíblicos. As perucas, por exemplo, fazem parte dos acessórios que mais encantam pela exuberância, o que levou o R7 a descobrir como os cabelos são preparados para cada papel.

Eliane Liberato, conhecida como Angolana nos estúdios da Record, é a cabeleireira responsável pela criação das perucas usadas na novela, desde as mais simples às que levam incríveis adereços. Em entrevista, a profissional revela que os cabelos são preparados sob medida para os atores, individualmente.

─ Cada um tem a sua. Nós compramos o cabelo, lavamos e hidratamos. Depois, montamos a peruca de acordo com o tamanho da cabeça do artista. Para esta novela, temos cerca de 450 delas, somando as usadas por elenco e figuração. Os fios são limpos uma vez por semana, algumas vezes com shampoo a seco. Quando a peruca tem adereço, um profissional segura os adornos, ao mesmo tempo em que outro cuida do restante do cabelo.

Os enfeites fazem toda a diferença na peruca das personagens do Egito, mulheres que desfrutam de riqueza e ostentação. Angolana explica o trabalhoso processo de confecção dos cabelos das nobres.

─ Na verdade, tudo começa na pesquisa. Temos diversos livros com imagens, referências e informações necessárias para criar as perucas, que em seguida são destinadas aos atores. Compramos correntes, fios dourados e enfeites diversos. No caso das pedras, as usadas pelas atrizes principais são verdadeiras. Já as do elenco de apoio, bijuterias. Nós, cabeleireiras, preparamos as perucas e mostramos ao nosso coordenador, Marcelo Ancillotti, junto à figurinista, Carol Li. Tudo depende de aprovação e, além disso, há uma combinação entre as pedras utilizadas nos colares e nas perucas. Optamos por um tom de pedra para cada ator.

Para a cabeleireira, o público ainda vai se surpreender com as mudanças nos figurinos dos personagens, por conta da passagem de tempo.

─ Na próxima fase, em que os personagens estarão mais velhos, vamos colocar o mínimo de pedras e abusar dos enfeites dourados. Alguns cabelos serão reaproveitados, mas já compramos fios novos, humanos e de cor natural. Quando preciso, tingimos e cortamos. Não trabalhamos com cabelo sintético, também conhecido como canecalon.

E se você pensa que o trabalho das cabeleireiras para por aí, está muito enganado. O esforço é dobrado quando se trata dos cabelos dos hebreus, apesar de parecerem mal tratados.

─ As perucas dos homens hebreus são feitas fio a fio. Usamos telas específicas e, nelas, implantamos um por um, com a ajuda de uma pinça. Basta um nó para que o cabelo branco seja preso. Não é fácil, mas quando você faz o que gosta, sente prazer. Amo perucas, estou no meu mundo.

Cerca de 12 maquiadoras e 12 cabeleireiras trabalham diariamente na emissora para dar conta de quase 80 atores, mais elenco de apoio. Todos passam pelas mãos das profissionais, que são peças fundamentais na superprodução.


Faça seu comentário

(pajuçara.com não é responsável pelos comentários deixados no site.)

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>