TV Pajuçara é a grande vencedora do Prêmio Braskem de Jornalismo

A TV Pajuçara foi a grande vencedora do Prêmio Braskem de Jornalismo, edição 2012, com uma reportagem política de Thiago Correia e José Pereira que denunciou a prática de nepotismo cruzado no município de Anadia. O portal TNH1 também foi finalista na categoria webjornalismo, com a reportagem Dona Anita: a mulher que emprestou seu passado a um filme sobre a memória, da jornalista Luciana Buarque.

A entrega das premiações foi realizada na noite deste sábado (24), em evento na casa de shows Vox Room,em Jaraguá. Cercade 600 jornalistas participaram da festa, que homenageou neste ano o professor José Marques de Melo.

Em seu discurso de agradecimento, o repórter Thiago Correia destacou o papel da imprensa para levar informação de qualidade à população. “Esta foi uma matéria na qual acreditamos e tivemos o apoio da empresa para concretizá-la. Fomos a Anadia sem uma pauta montada e diante do que descobríamos, a matéria foi crescendo. E a liberdade que nos foi dada pela equipe da TV Pajuçara foi fundamental para chegarmos aqui”, disse Thiago.

No total, o Prêmio Braskem de Jornalismo distribuiu R$ 39.500,00 em doze categorias, além da principal, na qual a TV Pajuçara saiu vencedora. Em 2012, 219 trabalhos foram inscritos por cerca de cem jornalistas alagoanos. A comissão julgadora foi formada por seis profissionais alagoanos e seis de outros estados. Os jurados de Alagoas foram indicados pelos cursos de jornalismo da Universidade Federal de Alagoas, do Centro Universitário Cesmac e da Faculdade Integrada Tiradentes.

O professor José Marques de Melo foi homenageado com a Medalha Denis Agra, por indicação do Sindicato dos Jornalistas, com o apoio da Braskem. Natural de Palmeira dos Índios, José Marques de Melo começou a trabalhar como jornalista em 1959, integrando as equipes dos jornais Gazeta de Alagoas e Jornal de Alagoas. Depois passou a atuar em veículos de comunicação de outros estados, como Pernambuco, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Rio Grande do Sul. A partir de 1966 iniciou sua carreira acadêmica, na qual começou a ganhar reputação como pesquisador comunicacional. Atuou como professor e pesquisador em várias universidades do mundo, tendo publicado vários livros e estudos. Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduaçãoem Comunicação Socialda Universidade Metodista de São Paulo, entre várias outras ocupações e cargos que ocupa.

Confira os vencedores do Prêmio Braskem de Jornalismo por categoria:

Grande Prêmio: Uma aula de nepotismo – Thiago Correia e José Pereira – TV Pajuçara

Assessoria de Imprensa: Isa Mendonça – Eletrobrás / Luane Nunes – Instituto Eco

Prêmio Jornalista Freitas Neto: Criança como comida de cachorro – Jonathan Alves – Cesmac / Théo Brandão e a memória do povo alagoano – Elayne Pontual e Francisco Ribeiro – Ufal

Jornalismo Impresso: Educação frente e verso – Deraldo Francisco e Iracema Ferro – O Jornal

Telejornalismo: Reabertura de maternidade – Ana Margareth e Felipe Farias – TV Gazeta

Webjornalismo: Peixe boi: o caminho sustentável da preservação da espécie – Caroline Rocha Saches – Mais.al

Fotografia: Terror no estádio – Yvette Moura – O Jornal

Informação Econômica/Política: Ecologia que dá lucro – Maurício Gonçalves – Gazeta de Alagoas

Informação Esportiva: Memória que o tempo não apagou – Luciano Milano – O Jornal

Informação Cultural/Turística: Música, teatro e cinema – Alessandro Vieira Souza Paz – O Jornal

Design Gráfico: Índios na fé – Marco Antônio Barros da Silva – O Jornal

Reportagem Cinematográfica: Samba Matuto – José Agatângelo – TV Gazeta

Radiojornalismo: Bocha Adaptada – Marcos Rodrigues – Rádio Jornal / Crescimento no número de motos no trânsito gera preocupação em Alagoas – Carlos Madeiro – Rádio Difusora

Fonte:  Portal TNH1

 


Faça seu comentário

(pajuçara.com não é responsável pelos comentários deixados no site.)

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>