ASA vai para o grupo B e CSA para o A na segunda fase do Alagoano; veja rodada

 

Com o campeão e vice da primeira fase do Campeonato Alagoano definidos, estão confirmados os grupos do segundo turno da competição, a Copa Maceió, que tem início na próxima quarta-feira (18).

Ao vencer o CSA por 5 x 3 nos pênaltis, neste domingo, o ASA foi o campeão do primeiro turno e na segunda fase ficará no grupo B, que tem o CRB como cabeça de chave. Já o CSA, vice-campeão, vai para o grupo A, cujo Coruripe é o cabeça da chave.

Com isso, estão garantidos dois Clássicos das Multidões entre CRB e CSA na fase classificatória. Outro detalhe é que as duas equipes, caso avancem em suas respectivas chaves e passem também nas semifinais, poderão decidir o título do Campeonato Alagoano de 2015.

Confira como ficam as chaves do segundo turno:

Grupo A (quatro clubes)

Coruripe (atual campeão)

CSA (2º colocado)

CEO (3º colocado)

Ipanema (5º colocado)

Grupo B (cinco clubes)

CRB (atual vice campeão)

ASA (1º colocado)

Murici (4º colocado)

Santa Rita (6º colocado)

CSE (7º colocado)

Jogos

A tabela da segunda fase também foi definida, baseada na classificação do 1º turno. Esta nova fase vai ter início na quarta-feira (18) com os jogos entre Santa Rita x Ipanema e ASA x CSA, sendo, de acordo com a FAF, o primeiro às 20h e o segundo às 20h30. Já os jogos CRB x Coruripe, que jogam na quarta-feira (18) pela Copa do Nordeste, e Murici x CEO, cujo Murici jogará no mesmo dia pela Copa do Brasil, terão datas remarcadas.

Com isso, o Galo e o Hulk só irão estrear no Campeonato Alagoano na 2ª rodada do segundo turno, que acontece no domingo (22). O CRB visita o CEO em Olho D’água das Flores às 16h, enquanto que o Coruripe vai pegar o Santa Rita em casa.

Confira a 1ª rodada (CSE folga):

CRB x Coruripe (A definir)

ASA x CSA (quarta-feira, 20h30)

Murici x CEO (A definir)

Santa Rita x Ipanema (quarta-feira, 20h)

Clique aqui para conferir as rodadas confirmadas no site da FAF

Veja também: FAF confirma critério para rebaixamento no Alagoano e define data de início da 2ª fase

Classificação

Na segunda fase, todos do grupo A enfrentam todos do grupo B em jogos de ida e volta e quem tiver jogo marcado contra o 8º colocado (dado ao desistente Sport Atalaia) irá folgar na rodada. Em cada grupo passam o primeiro e o segundo melhores colocados, que fazem as semifinais do Campeonato Alagoano.

Nesta fase, o regulamento diz que “as semifinais do Segundo Turno contarão com as duas melhores equipes classificadas de cada chave do segundo turno, para uma disputa eliminatória em cruzamento olímpico, com esta disposição: 1ºA x 2ºA e 1ºB x 2ºB, sendo o segundo jogo realizado com mando de campo para a associação de melhor campanha na primeira fase de cada chave”.

Ainda segundo o regulamento, outra vantagem na semifinal é que “se houver empate por pontos ganhos após qualquer série dos dois jogos, estará classificada a associação que tiver o melhor saldo de gols nos dois jogos. Persistindo o empate, estará classificada a associação melhor classificada na Primeira Fase do Segundo Turno (Copa Maceió)”.

Rebaixamento

Segundo informação da assessoria de imprensa da entidade ao TNH1, o time que tiver o pior aproveitamento na segunda fase da competição estará rebaixado para a Segundona do ano que vem.

Antes, no regulamento, sobre o rebaixamento a federação dizia que “as duas últimas associações colocadas na classificação geral na soma de pontos ganhos do Segundo Turno, independente de que chave as associações estejam, estarão automaticamente rebaixadas para a 2ª Divisão do Campeonato Alagoano de 2016”.

Mas por conta da desistência do Sport Atalaia, alguns clubes seriam prejudicados porque teriam menos partidas a fazer. “Isso teve que ser feito porque (com a desistência do Sport Atalaia) os integrantes do grupo B farão menos jogos do que os do grupo A”, comentou Allan Jhones, assessor de imprensa da FAF.

Série D

Segundo o regulamento do Estadual, “o Campeão Alagoano de 2015 será o representante no Campeonato Brasileiro da Série D de 2015, exceto para os representantes já classificados para as competições nacionais (CRB e ASA). Caso isso ocorra, seguiremos o índice técnico da Copa Maceió (Segundo Turno)”.

A FAF, no entanto, não especifica no regulamento quais são os índices técnicos. Porém, caso CRB ou ASA seja o campeão, é provável que a entidade dê a vaga para a Série D ao clube que tiver o melhor aproveitamento em todo o segundo turno.

Ao menos para critérios de desempate na fase classificatória no segundo turno a entidade usa, na ordem: a) Maior número de vitórias; b) Melhor saldo de gols; c) Vencedor do confronto direto (apenas para empate entre dois times); d) Maior número de gols marcados; e) Menor número de gols sofridos; f) Sorteio.

 

Fonte: TNH1


Voltar

Faça seu comentário

(pajuçara.com não é responsável pelos comentários deixados no site.)

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>